Inovação

Veja como procedimentos de segurança evitam furtos na empresa

/
13 0
Furtos na empresa

Além de causar perdas financeiras, furtos na empresa provocam uma sensação de insegurança no ambiente de trabalho. Nesse sentido, é importante estabelecer procedimentos de segurança e preparar bem sua companhia para evitar esse problema.

A prevenção de furtos demanda um planejamento adequado com observação dos riscos internos e externos para as organizações. Mas com as estratégias certas, é possível proteger sua empresa e evitar a perda de bens.

Neste texto, você vai conhecer alguns procedimentos que evitam roubos e extravios nas empresas. Confira e adote essas soluções no seu negócio!

Supervisão de entrada e saída de materiais

Uma das medidas essenciais para prevenir perdas e coibir furtos por funcionários é gerenciar a entrada e saída de materiais da empresa. Deve-se estabelecer um sistema de controle de estoque com a descrição da quantidade e do tipo de artigo movimentado na instituição, além da identificação da pessoa responsável pela operação realizada.

Ademais, também é válido fazer inspeções periódicas para averiguar se as informações contidas no arquivo estão de acordo com a realidade e detectar possíveis fraudes. Lembre-se de que a falta de administração gera um ambiente fértil para colaboradores mal-intencionados lesarem a organização.

Controle de acesso

Instaurar formas de controle de acesso de pessoas é outro procedimento relevante para a segurança empresarial. Tanto funcionários como visitantes devem ser identificados. Crachás para colaboradores e requisição da apresentação de documento com foto para pessoas que não fazem parte da organização são uma boa maneira de começar.

Também é interessante avaliar a necessidade de implementar inspeções mais minuciosas, como o uso de equipamentos detectores de metais e raios-X, para a entrada de visitantes no estabelecimento. Isso é extremamente importante em agências governamentais, escolas, organizações financeiras e hospitais, por exemplo.

Gestão de veículos

Dentro das medidas anteriores, os carros não devem ficar de fora. Além de ter um registro das placas e um sistema de permissão de acesso de veículos autorizados, é importante manter câmeras de vigilância em garagens, estacionamentos e lugares de entrada e saída, para ampliar a proteção da instituição.

Câmeras de monitoramento

Bem mais do que apenas nos arredores e estacionamentos, os equipamentos de monitoramento devem ser instaladas em diversos locais estratégicos da organização. Com um circuito interno de televisão (CCTV), você pode registrar a movimentação de pessoas e consegue inibir ações fraudulentas.

Vigilantes treinados

Não podemos esquecer dos profissionais de vigilância. Seguranças bem treinados são capazes de reconhecer situações de risco, identificar suspeitos e antecipar problemas, sendo fundamentais para evitar furtos e roubos.

Para tal, é importante que esses colaboradores trabalhem em conjunto com tecnologias específicas, além de contarem com treinamentos e capacitações constantes na área para se manterem por dentro das melhores soluções e processos.

Com bons equipamentos e procedimentos de segurança adequados, você pode evitar erros e prevenir furtos na empresa. Assim, é importante ter um plano de proteção, inclusive com o mapeamento dos pontos vulneráveis e a descrição dos processos a serem executados para seguridade da organização.

Quer saber mais sobre o assunto? Entenda agora como fazer e efetivar um plano de segurança na empresa!

Leave a Reply

Your email address will not be published.