Inspeção de segurança

Veja 4 boas práticas de segurança no aeroporto

/
11 0
segurança no aeroporto

Por ser um local de grande circulação de pessoas, os aeroportos estão expostos a vários riscos. Nesse contexto, uma boa segurança no aeroporto é fundamental para proteger passageiros, funcionários e aviões de ameaças, danos e outras ações maliciosas.

Garantir a segurança desses locais envolve estabelecer técnicas importantes de inspeção, além de utilizar equipamentos especializados para revistar passageiros e examinar bagagens. Os procedimentos costumam ser padronizados e adotados internacionalmente.

Quer saber mais sobre o assunto? Neste artigo, listamos 4 boas práticas para assegurar a segurança nos aeroportos. Confira!

1. Realizar treinamento para os funcionários

No ambiente aeroportuário, há controle do acesso e procedimentos específicos que devem ser seguidos. Antes de entrar na área de embarque, os passageiros são encaminhados para os aparelhos de Raios x e detectores de metais, para verificar se não portam objetos proibidos ou perigosos.

Nessa situação, é importante que os colaboradores saibam como enfrentar cada situação e até, se necessário, realizar o encaminhamento da pessoa para prestar esclarecimentos à Polícia Federal — como é o caso da localização de objetos suspeitos.

Para tanto, é importante fazer treinamentos periódicos, com atualizações dos procedimentos mais adequados às normas vigentes. Deve-se conhecer quais objetos não podem ser embarcados, como armas, objetos cortantes ou pontiagudos, martelos, substâncias explosivas ou inflamáveis, alvejantes, materiais radioativos, dentre outros.

Uma boa capacitação dos trabalhadores do setor ajuda a afastar objetos e situações de risco das áreas restritas de segurança e dos aviões. Assim, é possível reduzir a chance de acontecer ações de pessoas mal-intencionadas e erros de segurança.

2. Fazer uso de detector de metais

Outra prática relevante é a utilização de detector de metais nos aeroportos. Esses equipamentos são importantes para identificar objetos metálicos. O scanner em formato de portal tem programação avançada que permite ajustes de detecção e alta sensibilidade a diferentes tipos metálicos.

Com seus múltiplos receptores distribuídos em seu interior e transmissores com baixa irradiação, eles são seguros e eficientes na detecção de armas, facas e qualquer objeto feito de material metálico. Há ainda uma barra luminosa nos painéis laterais que acende na altura e no lado em que o metal é detectado. Se for o caso, os agentes de inspeção são acionados para averiguar a ocorrência.

Além de não oferecer risco aos portadores de marca-passo, o dispositivo é capaz de assinalar pequenos objetos metálicos, como cartuchos, componentes bélicos, lâminas, pequenas ferramentas, moedas, joias, pequenos dispositivos eletrônicos — por exemplo, minigravadores, celulares, smartphones — etc.

3. Utilizar Raios x para bagagens

Os Raios x para volumes, como malas e mochilas, também é um dos equipamentos essenciais em aeroportos. Por atravessar superfícies orgânicas, ou mistas, os Raios x são uma boa solução para examinar bagagens, sem precisar abri-las.

No monitor do equipamento, os funcionários de segurança conseguem verificar que tipos de objetos estão nos volumes carregados pelos passageiros. Como os Raios x não conseguem atravessar o metal — apenas orgânicos e materiais mistos — é possível ver essa diferença na tela, por meio de cores distintas.

4. Considerar a utilização de body scanner

Em aeroportos internacionais, também pode ser utilizado o scanner corporal. Com extrema sensibilidade, essa ferramenta serve para revistar passageiros e identificar objetos ilícitos, como drogas e metais.

No entanto, segundo as normas, o procedimento com o body scanner só pode ser feito por um funcionário do mesmo sexo, sendo tanto em local público quanto privado. A escolha do lugar para revista é tanto dos agentes como dos passageiros, mas é preciso uma testemunha. Crianças e passageiros com necessidade de assistência especial também podem passar pelo scanner.

Com funcionários capacitados e o uso combinado desses aparatos, é possível garantir mais segurança no aeroporto. Para isso, é importante adquirir equipamentos de segurança de empresas especializadas no segmento. Busque soluções eficazes para identificar ameaças e ilícitos no ambiente aeroportuário.

Precisa de soluções de segurança para sua organização? A VMI Sistemas é especializada em inspeção de segurança por Raios x e diferentes tipos de detectores. Entre em contato conosco e tire suas dúvidas sobre os equipamentos!

Leave a Reply

Your email address will not be published.