Tecnologia

Como otimizar o transporte de mercadorias em portos? Saiba aqui!

/
20 0
Como otimizar o transporte de mercadorias em portos? Saiba aqui!

No contexto das operações portuárias, o transporte de mercadorias é, sem dúvida, um dos pontos mais críticos a ser acompanhado pelos gestores. Devido ao alto fluxo de cargas e produtos entrando e saindo dos portos, é imprescindível ter controle sobre cada movimentação, de modo a se reduzir os riscos de erros e a ocorrência de crimes, como o contrabando e o tráfico de substâncias ilícitas.

Hoje, a tecnologia é a principal aliada das empresas que administram operações portuárias. Com o reforço de sistemas e equipamentos de verificação, por exemplo, é possível ter controle sobre todas as mercadorias que adentram nas instalações de portos, assim como de todas as que dão saída.

A VMI Sistemas, empresa referência no desenvolvimento de equipamentos e softwares de verificação por raios x, nesse cenário, oferece um suporte operacional de alta tecnologia a partir de dispositivos de ponta, desenvolvidos para otimizar e garantir a segurança no transporte de mercadorias em portos.

A seguir, preparamos um artigo completo mostrando com as soluções VMI podem reforçar a segurança e a agilidade nos processos de verificação de volumes em portos. Continue a leitura e confira!

Saiba a importância do uso da tecnologia no transporte de cargas

Os portos são ambientes em que há uma alta concentração de operações de entrada e saída de mercadorias. Por isso, sempre existe o risco de ingresso de produtos de origem ilícita por meio desses locais.

Atualmente, há uma intensa necessidade de se inspecionar todos os volumes que circulam nas instalações dos portos, para garantir a licitude e regularidade das atividades. Nesse ponto, não há dúvidas de que a tecnologia é de suma importância, já que é ela o principal vetor de inovação e melhorias nos processos de verificação.

Como dito, a partir de equipamentos e sistemas de verificação, os processos internos se tornam mais eficientes e ágeis, se alinhando com muito mais precisão ao ritmo de operações de um porto. Sem essas tecnologias, além dos riscos de rupturas à segurança, haveria o prejuízo operacional, com lentidão e acúmulo de volumes a serem inspecionados, o que impactaria diretamente a fluidez dos processos e as atividades das empresas que utilizam os serviços portuários.

Conheça as soluções que a VMI Sistemas oferece

A VMI trabalha com uma gama variada de equipamentos de verificação por raios x. São dispositivos projetados para diferentes necessidades, atendendo com extrema precisão às atividades desenvolvidas diariamente em portos, aeroportos, empresas e órgãos públicos.

No caso dos portos, destacamos os diferenciais das soluções VMI Spectrum Cargo e Spectrum Cargo Compact. Conheça melhor cada uma delas a seguir!

Spectrum Cargo

Esse é um scanner basicamente voltado para a inspeção de veículos e contêineres. Ele é o acelerador linear mais moderno e confiável existente no mundo. O seu grande diferencial é que, além de trabalhar em 4,5 Mev, também é capaz de operar em dupla energia de 6,0 Mev.

Por essa razão, o Spectrum Cargo já apresenta uma qualidade de imagem melhor, caracterizando e discriminando com mais precisão os materiais presentes em contêineres e caminhões com sua alta penetração em aço. Além disso, possibilita uma rápida transferência de dados.

Esse equipamento é inovador: com a digitalização automática, ele permite um fluxo constante de transferência de dados, o que significa que os caminhões podem ser inspecionados em movimento, enquanto passam pelo equipamento, garantindo mais agilidade ao procedimento.

Vale mencionar que só pode operar o Scanner Cargo quem tem autorização da CNEN, sendo a VMI uma das organizações autorizadas a executar esse serviço. Isso comprova todo o rigor e preocupação da empresa com o quesito segurança.

Spectrum Cargo Compact

Com uma metodologia de operação semelhante ao Spectrum Cargo, o modelo Compact se diferencia principalmente por suas dimensões. Aqui, o foco está na inspeção de volumes menores, como pallets, em que não há a necessidade de um scanner de grandes proporções.

O Spectrum Cargo Compact também é chamado de Spectrum 180180, porque apresenta dimensões de 1,8 m x 1,8 m. Sua aplicação é bastante comum nas zonas alfandegárias dos terminais portuários, locais em que se lida com um alto volume de importações e exportações.

Para se ter uma ideia, no porto de Santos, existem cerca de 80 terminais portuários, mas alguns são para milho, soja e outros produtos a granel, não exigindo inspeção. No entanto, outros terminais utilizam scanners para carnes e cargas vivas. A VMI consegue fornecer soluções para todas as necessidades.

A Spectrum é uma linha de equipamentos que se baseia no software chamado de Spectrum. Esse software se encarrega de realizar toda a análise, acompanhando os dispositivos e determinado as várias penetrações e dimensões de cada scanner, sempre com máxima segurança e efetividade.

Veja os benefícios de utilizar a tecnologia de inspeção de contêineres

As soluções VMI trazem uma série de benefícios para as operações de transporte de mercadorias em portos. Com mais visibilidade e agilidade, operadores, gestores e demais profissionais que atuam nesses locais conseguem ser mais efetivos nas movimentações, eliminando riscos comuns.

A seguir, listamos algumas das principais vantagens. Acompanhe!

Tecnologias não invasivas

Os scanners baseados em raios x têm o diferencial de conseguir mostrar o conteúdo das cargas sem a necessidade de abertura dos volumes. Tal ponto garante uma verificação eficiente, ao mesmo tempo em que preserva a integridade de contêineres e pallets, o que é um direito do proprietário.

Maior fluidez às operações

Com o apoio de equipamentos de inspeção, um dos reflexos positivos mais nítidos está na agilidade de execução do procedimento. Soluções como o Spectrum Cargo permitem a verificação de um caminhão ou um contêiner por completo, enquanto ele passa por dentro do dispositivo.

Assim, a verificação se torna constante, seguindo um fluxo contínuo, o que viabiliza aos gestores saber o tempo médio de cada avaliação e o tempo de espera em filas. Além do mais, isso facilita a organização dos processos ao evitar atrasos e lentidão na liberação das cargas.

Aprofundamento das avaliações

No passado, as inspeções eram muito mais visuais, exigindo a abertura das cargas e inspeção manual. Além de muito lento, esse processo estava mais sujeito a erros e rupturas na segurança, dadas as limitações do próprio ser humano que a executava.

Por outro lado, com a tecnologia de raios x, tudo ficou mais confiável. Equipamentos de ponta, como os fornecidos pela VMI, já conseguem inspecionar cargas com alta eficiência, mesmo atrás de estruturas metálicas espessas. Isso ajuda a conferir a qualidade das cargas, identificando avarias e a conformidade em relação à quantidade e natureza dos produtos transportados.

No mais, a tecnologia também consegue representar por imagem com muito mais fidedignidade, o que facilita o trabalho de observação dos operadores e a consequente identificação de produtos proibidos e/ou ilícitos, como drogas, armas, explosivos e afins.

Por fim, quando o objetivo é otimizar o transporte de mercadorias em portos reforçando a segurança, a tecnologia é o caminho mais indicado a se seguir. Como vimos, a VMI Sistemas coloca à disposição do mercado soluções robustas e flexíveis, atendendo com máxima eficiência e precisão às mais variadas necessidades de inspeção dentro desses locais. Além de equipamentos de ponta, a VMI também oferece todo o suporte técnico ao cliente, garantindo o total aproveitamento do investimento e das funcionalidades do dispositivo.

Gostou deste artigo e tem interesse em aproveitar os diferenciais oferecidos pelos produtos e serviços da VMI? Então, não pare por aqui. Entre em contato conosco e deixe-nos ajudar você!

Leave a Reply

Your email address will not be published.