Sem categoria

Como melhorar o processo de recepção de mercadorias? Descubra aqui!

/
16 0
recepção de mercadorias

Na indústria, a recepção de mercadorias acontece de maneira corriqueira e é de grande importância na atividade empresarial, sobretudo industrial. Na ausência dessa atividade, corre-se o risco de faltar produtos para a produção ou, inclusive, comercialização, o que acaba por gerar um alto custo na organização desse setor.

É necessária a automatização do processo para que assim se colha resultados mais efetivos, na qualidade e organização. Como a recepção interfere na administração de estoque, a preocupação é redobrada, pois é a partir do que é recebido que se realizam compras para a estocagem, além de toda a organização das vendas.

O principal objetivo é prevenir a desordem, aumentar a produtividade no processo logístico e evitar perdas de mercadorias, mantendo o estoque estável. Se você tem o propósito de aprender mais sobre o assunto para aplicar em sua fábrica ou indústria, acompanhe o que vem a seguir!

Mapear os processos

É de extrema importância o rastreamento das mercadorias para garantir que elas chegarão exatamente como saíram do ponto inicial. Na indústria, diariamente produtos são recebidos para a complementação de sua produção. Como exemplo, uma indústria automotiva recebe o estofado, som, alarme, entre outras peças para fabricar carros e, caso ocorra uma falha na verificação de cada item enviado ou recebido, um grave problema na produção começa.

Uma ferramenta que pode ser utilizada para facilitar o mapeamento de mercadorias é a tecnologia de raios- X. Com as imagens geradas pelo equipamento é possível a averiguação nítida dos produtos, com a análise de suposta ausência ou algum vácuo em caixas, ocasionado pela retirada de objetos ou erro no empacotamento das mercadorias.

É importante que se monitore o máximo possível, com vistas a garantir a segurança do transporte das peças. Não se deve permitir que detalhes passem despercebidos, uma vez que o risco de que algum erro aconteça é grande, e não se deve contar com a sorte. Isso obriga que o controle do processamento de verificação seja rigoroso, fiscalizando-se a entrada e saída dos produtos.

Treinar a equipe de trabalho

Capacitar sua equipe para a recepção de mercadorias é um dos principais requisitos para ampliar a produtividade no setor. Profissionais capacitados e bem treinados, possuem maior expertise para resolução de problemas relacionados à logística do recebimento de produtos.

O profissional deve realizar o confronto entre o que foi pedido, o que consta nas notas e o produto contido nas cargas. E, ao menor sinal de erro, buscar as soluções cabíveis.

A qualidade agregada ao seu colaborador por meio do treinamento levará a uma diminuição dos erros na recepção, porque, além de uma maior atenção, os profissionais serão capazes de utilizar a tecnologia disponível com maior efetividade. 

Integrar a comunicação entre os setores

Para que a gestão de operação de estoque tenha melhor desempenho é essencial manter-se atualizado com informações confiáveis sobre o que está acontecendo nos demais setores da indústria, principalmente na compra, venda e transporte.

A recepção de mercadorias é um dos departamentos de toda uma cadeia de instâncias que conduzem ao produto final, por isso, deve ocorrer constante troca de informações para que seja possível verificar em que ponto se encontra cada mercadoria.

Um bom auxiliador nesse sentido seria o uso de algum software que contribua no contato regular entre as esferas, que, se estiver sempre atualizado, aumenta o fluxo de conteúdo, fazendo com que as informações sobre a produção e acompanhamento de mercadorias sejam confiáveis.

Realizar a conferência das mercadorias

O início do processo de produção ou vendas de uma empresa é com o recebimento das mercadorias. E não basta apenas receber e destinar os objetos para o setor específico para continuidade dos trabalhos, é relevante uma conferência minuciosa de cada item.

Devem ser verificadas as quantidades, os tipos e a qualidade da mercadoria. A equipe responsável por esse setor deve ter acesso às notas de compras, para conferir se o que foi pedido está sendo entregue, e repassar as informações para aqueles que trabalham no estoque.

Planejar os processos

Um procedimento detalhado e específico pode auxiliar, e muito, no recebimento das mercadorias. Definir etapas para que o trabalho seja realizado corretamente é essencial a fim de evitar os erros ou desvios na conferência dos produtos.

 Geralmente, na logística são usadas as seguintes fases:

  • entrega;
  • identificação da mercadoria;
  • conferência das notas;
  • análise de possíveis avarias;
  • separação dos produtos para os setores devidos;
  • cadastro no sistema de gestão do estoque.

Fazer o uso da tecnologia

Mesmo com o treinamento da equipe e com a utilização das melhores formas de conferência dos produtos que foram pedidos e que chegam em uma unidade industrial, ainda podem ocorrer erros, uma vez que se trata de serviço muito delicado e dependente também de um transporte bem-feito. Em virtude disso, investir em novas tecnologias é um caminho para uma conferência correta.

As mercadorias, de acordo com a atividade desempenhada e tendo em conta as dimensões continentais do Brasil, percorrem um longo caminho até o seu destino. E diversos são os riscos, desde equívocos na saída, acidentes ou, até mesmo, furtos e roubos.

Contar com o auxílio da tecnologia tem sido essencial para que o trabalho de recepção seja bem executado e efetivo. Dentre as possibilidades, é viável o uso de scanners, atualmente com alta percepção de imagens, sendo possível sua utilização em grandes cargas e contêineres, por exemplo.

Variadas são as formas e tecnologias de scanners oferecidos, como os móveis, os utilizados em caminhões e contêineres, além dos que analisam pequenos volumes. Podem ser usados ainda os raios X, facilitando a conferência rápida dos objetos.

Desse modo, é evidente a necessidade de que a recepção de mercadorias seja realizada da forma mais eficiente possível, evitando os erros que podem levar a prejuízos em todo o processo de produção ou vendas de uma empresa. Para proteger a atividade das vulnerabilidades de um sistema falho, algumas medidas devem ser tomadas, inclusive o investimento em alta tecnologia e capacitação de profissionais.

Interessado em conhecer as melhores soluções técnicas para a conferência de mercadorias oferecidas pela VMI? Entre em contato conosco e saiba mais!

Leave a Reply

Your email address will not be published.