Sem categoria

6 práticas de segurança na empresa que você precisa conhecer!

/
23 3
práticas de segurança na empresa

A segurança é indispensável em qualquer organização, pois afeta diretamente a proteção do patrimônio da instituição e o bem-estar dos funcionários. Nesse contexto, implantar práticas de segurança na empresa é fundamental para minimizar os riscos de furtos, roubos, danos e outros incidentes prejudiciais ao ambiente de trabalho.

As medidas de segurança devem começar desde a portaria, já que esse é o primeiro contato dos colaboradores e visitantes com a empresa, mas também precisam se estender para toda a organização e deve contar com a cooperação e a vigilância de todos os colaboradores.

Listamos aqui algumas práticas de segurança que podem ser implementadas na empresa. Entenda como cada uma pode ajudar a reforçar a segurança da sua instituição!

1. Crachás para os colaboradores

Os crachás são um item essencial para facilitar a identificação dos empregados da empresa e evitar a entrada de pessoas não autorizadas. O ideal é montar um cadastro que inclua não só os funcionários, mas fornecedores ou mesmo prestadores de serviço para simplificar o acesso.

Além disso, se for o caso, credenciais diferentes podem dar acesso a setores específicos ou mais sensíveis da organização.

2. Registro de visitantes

Também é importante realizar o registro dos visitantes que vão acessar o prédio, com crachás, cadastro de algum documento de identificação ou ainda tirando fotos na entrada.

Dessa forma você terá o controle das pessoas que passaram pela organização, evitando problemas e podendo até mesmo voltar a esse arquivo caso ocorra algum incidente. A melhor maneira para identificar as pessoas que passam pela empresa deve ser definida de acordo com a necessidade e o perfil da empresa.

3. Inspeção por raio-X

Os aparelhos de raio-X para maletas e mochilas podem ajudar na fiscalização para que materiais perigosos como facas e armas de fogo não entrem na instituição. Assim, evita-se incidentes mais graves, algo útil especialmente para empresas que estão expostas a mais riscos.

Há ainda aparelhos de raio-X para controle de cargas, que auxiliam no controle do que chega e do que sai da sua empresa.

4. Detectores de metais

Além dos raios-X para maletas, também é válido instalar detectores de metais. Com isso, você tem mais controle de pessoas que entram e saem e evita que elas representem uma ameaça para os outros e para a organização.

5. Impressão digital

Como vimos, é importante ter controle das pessoas que transitam em uma empresa. Nesse contexto, uma medida que pode ser implantada é o cadastramento biométrico combinado com catracas e acesso controlado.

Desse modo, apenas ao colocar a impressão digital na placa de identificação os funcionários e outros colaboradores podem acessar os espaços da instituição.

6. Sistema interno de câmeras

Esse último item é simples, mas não deve ser negligenciado. As câmeras de vigilância dão mais segurança aos trabalhadores, inibem a ação de pessoas mal-intencionadas e também servem como prova em caso de crimes e outros incidentes na organização.

Dessa forma, é válido que a empresa tenha um sistema interno de câmeras, de preferência com equipamentos que tenham visualização noturna e propiciem o armazenamento dos arquivos não apenas no local da gravação.

Além disso, é importante fazer uma análise das vulnerabilidades, das ameaças e de possíveis brechas na segurança da sua organização para garantir que você vai implantar as melhores práticas de segurança na empresa, bem como treinar os profissionais do setor para que eles estejam bem preparados para agir em casos de incidentes.

Ficou com alguma dúvida ou lembrou de outra prática de segurança? Deixe um comentário!

3 Comments
  • Jonas Clímaco
    3 anos ago

    Ótimo texto. A construção de um projeto de segurança privado agora passa a ser analisado sob uma ótica de implementação de ações preventivas, enquanto até então se investia muito energia em em ações corretivas/investigativas.

    Isso porque, com a implementação de tecnologias (equipamentos de inspeção de raios-x, portais detectores de metais, soluções de identificação do inspecionado) e processos que visem evitar a entrada dos itens/pessoas considerados ameaças nas instituições a serem protegidas, diminui-se a necessidade de investimento em tecnologias como câmeras e pessoal de segurança armada.

    Um equilíbrio perfeito da implementação de todas as tecnologias listadas com certeza representa menores investimentos, despesas recorrentes e principalmente, mais segurança.

  • João Ilhéu
    3 anos ago

    Considero de vital importancia a adequação das empresas com tecnicas de segurança mais eficazes.
    Nos dias atuais, a segurança traz bem-estar, pois todos estamos sujeitos a a ser vítimas de qualquer crime, em qualquer lugar…. melhorando a segurança através da melhoria dos métodos de inspeção com ferramentas atualizadas vamos permitir nas empresas contrariar a tendencia de aumento de crime, e consequentemente aumentar a sensação de conforto nos seus colaboradores e visitantes. Com a tecnologia de inspeção não intrusiva é possível aumentar o nível de segurança inspecionando tudo o que entra e sai sem o constrangimento de uma revista manual ou visual.

  • Daniel Fonseca
    3 anos ago

    Tendo em vista todo cenário de insegurança que assola nosso País, investir em métodos de controle para aumento da segurança em ambientes ditos Perímetros fechados, como prédios públicos, empresas privadas, industrias e comércios com grande fluxo de funcionários e facilidades no desvio de peças, ferramentas e mercadorias é fundamental. E hoje o mercado te oferece soluções personalizadas que contemplam soluções de controle de acesso e saída com 100% de eficácia na segurança e controle de riscos , como armamentos, drogas, explosivos e materiais de desvio. Tenho visto um aumento considerável de instituições e industrias migrando para esse tipo de controle por máquinas e tecnologias que tiram do contato corpo a corpo, seguranças e inspecionados, elevando esse ato de inspeção e controle, para um nível profissional que sai da esfera pessoal e emotiva, tornando todo processo muito mais eficiente , sem constrangimentos e sem falhas.

Leave a Reply

Your email address will not be published.