Inspeção de segurança

Por que utilizar detector de metais na segurança patrimonial?

/
15 0
detector de metais

Na proteção do patrimônio, o detector de metais é algo importantíssimo. Esse equipamento de segurança tem a função de captar objetos metálicos — como armas de fogo e lâminas — e drogas embrulhadas em papel-alumínio.

Há dois principais tipos: em formato de portal e manual. Os detectores do tipo pórtico têm barras luminosas nas laterais, que acendem se a pessoa passar com algum item de metal. Já o alarme do scanner manual é ativado à medida que o agente de segurança aproxima o aparelho do objeto.

Continue a leitura do texto para entender mais do assunto e conhecer as vantagens do uso do detector de metais!

Impedir a entrada de armamentos e objetos cortantes

Um dos principais benefícios do uso de detectores é limitar a entrada de objetos cortantes — como facas e lâminas —, e armas de fogo. Isso é essencial para manter a segurança em locais com grande circulação de pessoas e/ou que possam ser alvos de ações criminosas, como aeroportos, estádios de futebol, sedes de órgãos governamentais e empresas de maior porte.

Os detectores de metais têm alta sensibilidade de detecção e podem ser personalizados para diferentes padrões de segurança, do maior ao menor nível, captando tanto materiais ferrosos como não ferrosos.

Garantir a segurança das pessoas no local

O detector é um importante instrumento na proteção não só do patrimônio de uma organização, mas também das pessoas, pois ajuda a evitar roubos, furtos, atentados, sabotagens e outras ameaças.

Em estádios, ginásios e centros de exposição, por exemplo, o equipamento auxilia no sentido de prevenir que pessoas entrem com objetos que possam propagar a violência, de modo que todos se sintam mais seguros para torcer em jogos de futebol e participar de outros eventos como shows, festivais etc.

Dar agilidade ao processo de entrada e saída de pessoas

Outra vantagem que não pode ser esquecida é a redução do tempo de espera para entrar e sair de um local em que seja necessário um maior nível de segurança. A tecnologia dos detectores em portais — somada a soluções de raios X — aumenta a proteção do local e faz com que objetos proibidos e/ou perigosos sejam identificados mais rapidamente.

Um exemplo são os aeroportos, tribunais e estabelecimentos prisionais. Esses lugares precisam de uma inspeção minuciosa e rápida de um grande número de pessoas. Nesse caso, detectores são indispensáveis.

Evitar constrangimentos

Soluções de seguranças com tecnologia de detecção de metais auxiliam no sentido de evitar o constrangimento de pessoas e também para que barreiras da lei e dos direitos humanos não sejam ultrapassadas.

Com um body scanner, por exemplo, os agentes de inspeção não precisam realizar a revista pessoal. Assim, centros de detenção e aeroportos internacionais podem evitar complicações e processos ao mesmo tempo em que mantêm um padrão de segurança de excelência.

Hospitais, escolas, organizações internacionais, aeroportos e diversas outras instituições podem se beneficiar do uso do detector de metais. O ideal é averiguar as necessidades específicas de cada local para descobrir o tipo de detector mais indicado. Além disso, é importante adquirir equipamentos de empresas especializadas para assegurar a eficiência dessa solução.

Procurando detectores de metais para sua instituição? Entre em contato conosco e saiba como podemos ajudar você!

Leave a Reply

Your email address will not be published.