Inspeção de segurança

Conheça os principais níveis de segurança para o seu negócio!

/
10 0

A busca por níveis de segurança para garantir a proteção de tudo que compõe uma empresa, desde funcionários até os dados e mercadorias, é um dos fatores determinantes para a qualidade de qualquer negócio.

Procurar compreender os níveis de segurança para o dia a dia empresarial e implementar aquelas formas que melhor se adaptam às características do negócio é essencial para evitar futuros problemas e falhas recorrentes na segurança.

Confira neste artigo quais são os níveis de segurança existentes, que vão auxiliar na aplicação de um método de segurança mais eficaz.

Nível mínimo

O objetivo é evitar a entrada de pessoas estranhas no local. É o mais simples e conta com as soluções mais comuns, como trancas, fechaduras, cadeados e outras. Nesse caso, o foco é a segurança física das instalações.

O auxílio nesse nível é prestado pelos próprios funcionários, vizinhos da empresa e pessoas que consigam identificar suspeitas. 

Nível baixo

Também para evitar o acesso de pessoas não autorizadas, porém, ocorre o acréscimo de itens que vão intensificar a proteção mínima, como as grades, arames farpados, cercas elétricas e objetos que bloqueiam a entrada.

Nível médio

Nesse ponto, o que se objetiva é analisar ameaças externas à segurança das pessoas e objetos dentro da empresa. São incluídos alarmes para detectar presenças, alguma barreira física acima das cercas ou muros, e podem ser contratados vigilantes ou porteiros.

Nível alto

Além das medidas adotadas nos níveis de segurança anteriores, serão acrescentadas formas modernas de monitoramento do ambiente empresarial e elementos de apoio. É utilizado o circuito fechado de televisão, bem como alarmes monitorados, iluminação reforçada em volta do estabelecimento, além da vigilância armada associada a um contato direto com a polícia. 

É importante que os vigilantes tenham, pelo menos, um ano de experiência. Também faz-se necessário que os profissionais apresentem formação adquirida em cursos e autorização para portar armamento.

Esse nível conta com uma rede maior de pessoas e equipamentos envolvidos na tarefa da segurança empresarial.

Nível máximo

Nesse nível, todos os recursos anteriores são adotados, ainda são empregados profissionais armados 24 horas por dia, e o monitoramento é realizado em todas as áreas da empresa para que possam ser detectados invasores e possíveis ameaças ao local.

É importante nesse nível de segurança um plano para neutralizar a presença de intrusos, que seja adequado à extensão da empresa e aos aspectos dos objetos que estejam em risco. Além disso, as tecnologias aplicadas são as mais avançadas, como biometria, portaria remota, scanners, entre outras.

Portanto, os níveis de segurança são necessários para que se estabeleça as características, tipos e qualidades das medidas de segurança aplicadas, respeitando a situação de cada empresa, como fluxo de pessoas, objetos a serem protegidos, quantidade de material em estoque e extensão do estabelecimento. Isso, porque, o plano de segurança deve considerar as peculiaridades de cada atividade empresarial.

Utilizar os conceitos de níveis de segurança é essencial para definir as melhores estratégias e tecnologias para um ambiente seguro.

Interessado em saber como podemos auxiliar na definição das melhores estratégias de segurança para sua empresa? Siga nossas redes sociais, estamos no Facebook, LinkedIn e YouTube.

Leave a Reply

Your email address will not be published.