Inspeção de segurança

Conheça 4 dicas para garantir a segurança nas escolas

/
11 0

Atualmente, segurança é um tema de extrema importância e que deve ser bem estudado e aplicado em diversas áreas. No ambiente escolar não é diferente. A segurança nas escolas se torna primordial, visto que ela implica na qualidade de aprendizagem dos estudantes e no trabalho dos profissionais da educação. Sua ausência atrapalha os estudos e coloca em risco a integridade física e psicológica dos alunos, dos professores, secretários e auxiliares de limpeza.

O número de possíveis atingidos pela falta de segurança é gigantesco, o que leva à percepção do quão importante é tornar o ambiente de trabalho e aprendizado mais seguro. O administrador da instituição de ensino deve analisar as medidas disponíveis a fim de assegurar tranquilidade na escola. Veja, a seguir, algumas dicas listadas no presente texto.

1. Elaborar um plano de segurança

A segurança nas escolas é um tema que deve ser tratado pela instituição com os pais no início do período escolar, esclarecendo, com detalhes, as regras e meios que serão disponibilizados aos profissionais e responsáveis para alcançar o objetivo. Em seguida, devem ser trabalhadas com os próprios alunos as formas de prevenção e a política de segurança do estabelecimento de ensino.

Seria interessante a elaboração de uma cartilha em que se especifiquem as normas a serem cumpridas. Nela, devem ser listados itens como acesso à escola, contato com os alunos quando estiverem no ambiente escolar e até questões de segurança no trânsito, já que muitos pais são imprudentes, parando de forma irregular nas proximidades das escolas.

2. Criar formas de pagamento fora da escola

Para instituições privadas, seria interessante adotar métodos de pagamento que evitem o deslocamento dos responsáveis legais pelos alunos até a escola. Uma forma muito útil é o pagamento em instituições bancárias, que muitas vezes pode ser realizado via internet, por boletos ou depósitos, prevenindo o acúmulo de dinheiro no estabelecimento escolar. Além disso, os próprios pais passam a ter controle da forma de pagamento.

3. Controlar o fluxo de entrada e saída

Ações devem ser tomadas em relação ao fluxo de entrada e saída de alunos, de modo a evitar uma alta concentração de pessoas no mesmo instante. A separação de horários dos alunos de acordo a turma ou faixa etária é uma boa opção, bem como a saída por portões distintos, se possível.

Outras entradas e saídas que devem ser controladas são as realizadas fora dos horários de maior corrente. Isso acontece muito com pais e responsáveis que frequentam a escola em horários diversos, do início ao fim das aulas. É sempre bom manter alguém vigilante para que se evite entrada de estranhos que não tenham nenhum vínculo com a instituição.

4. Contratar profissionais capacitados

A inserção de profissionais qualificados na área de segurança nas escolas se torna cada vez mais imprescindível para a garantia de um ambiente mais resguardado. Seja através de admissão de seguranças, seja por meio de consultorias sobre o assunto, pois é sempre bom ter a opinião de quem entende, agregando e facilitando a execução de políticas de proteção eficientes.

Dessa forma, as preocupações podem se voltar aos problemas escolares, sem dispersar em questões externas, tornando o serviço escolar mais efetivo. A prestação de serviço seria melhor aplicada e, consequentemente, o aprendizado mais bem avaliado e realizado pelos alunos.

O trabalho pela segurança nas escolas deve ser realizado em conjunto pelos responsáveis, profissionais e alunos. Ele é de grande importância para a garantia de um ambiente escolar protegido, permitindo que os alunos se preocupem em aprender e os professores em ensinar. Os pais teriam a tranquilidade de saber que seus filhos se encontram em um ambiente seguro, limitando suas preocupações à qualidade de ensino da instituição.

Gostou do conteúdo e quer saber mais? Aproveite para nos seguir nas redes sociais! Estamos no Facebook, YouTube e LinkedIn.

Leave a Reply

Your email address will not be published.