Inspeção de segurança

Como a análise preditiva pode evitar perdas ou falhas de segurança

/
10 0

Atualmente, a busca por um sistema de segurança que seja ágil e preventivo tem sido incessante, de modo que as organizações têm procurado diversos caminhos para alcançar o objetivo. Um deles é a análise preditiva.

Esse processo se trata de uma forma de fazer previsões e com isso ter mais clareza nas decisões estratégicas para atingir os resultados almejados. A análise preditiva efetua previsões em um cenário específico, além de identificar as probabilidades de erros e falhas. 

Assim, a análise preditiva pode ser considerada uma estratégia que se baseia em verificação de dados. Quer entender como essa metodologia pode ajudar a evitar os erros na segurança dos maquinários e setores empresariais? Então, acompanhe este artigo!

Antecipa e diminui a ocorrência de falhas ou degradação de máquinas e equipamentos

A verificação de ocorrência de falhas é essencial na gestão e manutenção de uma empresa. Por meio dessas observações, é possível analisar e antecipar a incidência de problemas como danos, falhas ou defeitos, evitando ou resolvendo de forma mais rápida um eventual prejuízo.

Com observações mediante análise preditiva dos equipamentos, que utiliza dados antigos e atuais de uma máquina, ocorre uma manutenção anterior ao dano, garantindo a disponibilidade do maquinário por longo prazo e produtividade continuada.

Esse procedimento, quando bem aplicado, garante aumento na vida útil do maquinário e maior eficiência de produção.

Evita intervenções desnecessárias

O procedimento preditivo compreende que a manutenção deva que ser realizada conforme condições determinadas. Contudo, o método vai além, pois intervenções no maquinário devem ocorrer somente quando baseadas em indicadores que os próprios equipamentos fornecem.

A obtenção dos dados acontece por meio de um programa com monitoração e inspeção de desempenho. Os fatores avaliados podem ser vibração, termografia, dentre outros. Assim, é possível antecipar com certa precisão o que ocorre com o maquinário, verificando a necessidade de uma intervenção mais profunda e no momento adequado.

Reduz danos e prejuízos

Vivemos um período em que o volume de dados gerados é enorme, tanto no âmbito particular como no produtivo. Esses dados permitem que a leitura dos fatos seja realizada com maior exatidão, por meio dos esforços humanos associados à tecnologia.

A análise preditiva utiliza tecnologias como a inteligência artificial, a mineração de dados e outros. A partir disso, é possível garantir maior clareza nas tendências para o futuro, prevendo as ações que podem ser tomadas para garantir segurança.

Previne procedimentos de emergência e/ou urgência

A metodologia ainda tem por meta a considerável redução de trabalhos não planejados, chamados trabalhos de emergência. Dessa forma, haverá maior grau de confiança no desempenho de qualquer equipamento.

Isso levará a uma produção mais consistente, sem a interferência de possíveis problemas, pois a solução vai ocorrer com antecedência, evitando grandes danos à indústria com a perda de tempo em manutenção.

Além disso, os ganhos para a segurança são evidentes, pois os trabalhos realizados em procedimento de emergência devem ser evitados, já que podem levar a danos definitivos e com alto custo.

Gera maior confiança no desempenho dos equipamentos

A produtividade e segurança de uma empresa dependem, muitas vezes, do funcionamento do seu maquinário. Assim, basta que um aparelho apresente falhas para que uma cadeia de produção seja afetada.

É preciso que os operadores das máquinas tenham convicção da capacidade de performance para que os demais setores não sejam afetados com eventuais problemas. Assim, a manutenção preditiva pode auxiliar nesse sentido, uma vez que promove a otimização do sistema produtivo.

A partir do momento em que uma análise é realizada de forma antecipada, com base em dados coletados com antecedência, os danos são resolvidos de forma imediata, gerando mais credibilidade sobre a força produtiva da empresa.

Aumenta a vida útil de cada componente

Realizar uma análise preditiva pode demandar custos para a empresa, uma vez que o trabalho será constante na verificação dos dados. Além disso, é necessária a contratação de pessoal capacitado.

Entretanto, os gastos com a adoção dessa prática serão compensados pelas vantagens obtidas, como, por exemplo, o aumento da vida útil dos equipamentos. Com isso, há grande economia de tempo e dinheiro com substituições regulares de componentes.

Afinal, se o maquinário é verificado e os possíveis danos corrigidos de forma rápida ou até evitados, sua durabilidade será muito maior, evitando a necessidade de compra de novos equipamentos em curto espaço de tempo.

Reduz custos com manutenção

Com a análise preditiva, é possível antecipar as falhas e inconsistências nos sistemas previamente, o que tem um impacto direto na eficiência empresarial e nos custos da manutenção das máquinas.

Devido à frequência com que os dados são analisados, os gastos com a conservação dos equipamentos é muito reduzido. Isso porque, na medida em eventuais danos são identificados depressa, a correção também acontece antes de o problema atingir proporções de custos mais elevados.

Evita perdas ou falhas na segurança

Utilizar o mecanismo da análise preditiva vai trazer um monitoramento constante e integrado à empresa. Isso evita a ocorrência de danos e prejuízos. Mas, além dos estragos patrimoniais, essa prática pode impedir riscos aos trabalhadores e colaboradores envolvidos na atividade.

Além disso, vimos que o controle de segurança traz melhorias no fluxo de trabalho e evita possíveis ameaças à produtividade da empresa. Com os recursos tecnológicos, o potencial do procedimento é otimizado. Felizmente, o mercado já conta com diversas inovações que podem promover a segurança, integradas à análise preditiva.

Portanto, podemos notar que manter a gestão empresarial, reduzindo os custos com maquinário e tornando a atividade cada vez mais apurada e eficiente, é uma tarefa complexa, que exige tomadas de decisão rápidas e eficazes.

Com a análise preditiva, o gestor consegue ter acesso a informações detalhadas da situação por meio de um sistema de dados anteriores à atividade. Isso orienta a tomada de decisões com menos erros, e, associado ao uso das tecnologias, permite maior nitidez na gestão empresarial, bem como contribui para um ambiente mais seguro.

Interessado em saber como a VMI pode auxiliar você na utilização das novas tecnologias em análise preditiva? Leia mais sobre o assunto e entenda os obstáculos na gestão de segurança.

Leave a Reply

Your email address will not be published.